quinta, março 28, 2024
Notícias Escrito por Prof. Rui Silva 3098
Informação institucional Escrito por Prof. Rui Silva 4430
Atividades Escrito por Prof. Rui Silva 3512
Torneio de Atletismo - Fase Agrupamento - Vila Verde Escrito por Prof. Rui Silva 3900
Desporto Escolar - 1ª Jornada – Andebol Masculino Escrito por Prof. Rui Silva 3060

Subcategorias

• Informação institucional
  • Atividades

“A criança pode aprender se primeiro sentir e o sentir refere-se à actividade emocional, jogo, pintura ou canto. A emoção está na base de toda a aprendizagem, a criança aprende quando o seu interesse é suscitado afectivamente ou sentimentalmente pelos problemas: aprende a falar porque a mãe fala; aprende a servir-se de lápis porque vê os adultos servirem-se deles, pinta porque a cor e a descoberta da forma a colocam em contacto com os outros e com o meio, porque, estas actividades a emocionam”.

João dos Santos

Atividades Extra-curriculares

A Escola não é apenas o frequentar as aulas das diversas disciplinas e aprender os seus conteúdos. Ela é um espaço privilegiado para o desenvolvimento, nos mais variados aspectos, das crianças. Ela deve promover e facilitar experiências diversas no sentido de proporcionar um desenvolvimento sólido e integral. Alguns investigadores1 têm dado algum ênfase às actividades extracurriculares, mais concretamente às suas consequências no desempenho académico. Estudos elaborados mostram que as actividades extracurriculares são uma maneira de promover a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, no entanto, por alguns educadores ainda são entendidas como uma forma de interferir no sucesso académico2. Para Marques3, a participação em actividades de complemento curricular está associada a uma percepção positiva de si próprio e do meio escolar, ao elevado nível de motivação, ao baixo nível de absentismo, bem como a resultados académicos prósperos. Marsh4, sugeriu que as actividades extracurriculares levam, a um aumento do interesse do aluno face à escola e aos valores da escola, o que conduz indirectamente a um melhor rendimento académico.

(in Simão, 2005).

1. Barber, B., Eccles J., Stone, M, & Hunt, J. (2003). Extracurricular activities and adolescente development.  Journal of  Social Issues, 59. 865-889
    2. Cooley, V. E. (1995). A sutdy to determine the effect of extracurricular participation on student alcohol and drug use in secondary schools. Journal of Alcoohol and Drugs Education, 40,  71-87.
    3. Marques (2002, 15 de Março).  A escola e a pratica desportiva dos estudantes: http/www.motricidade.com/ contributos/escolaeotempolivres.htm.
    4. Marsh, H. W. (1992). Extracurricular activities: Beneficial extension of the traditional curriculum or subversion of academic goals? Journal of Educational Psychology, 84, 553-562.
    5. Simão, R.I.P (2005). Monografia final de curso: "A relação entre actividades extracurriculares e o Desempenho académico, motivação, auto-conceito e auto-estima dos alunos”

Sub-categorias de Atividades :

EB Monsenhor Elísio Araújo

Morada:
EC Vila Verde - Apartado 105
4731-909 Vila Verde

Fax: 253 310 379

EB Vila Verde

Morada:

Autenticação

Olá, Digite o nome de utilizador e palavra passe para iniciar a autenticação.

Obrigado. Volte sempre.

Quem está online?

Temos 6 visitantes e sem membros em linha

agpico

{rokbox title=|Sítio anterior? [agpico]| size=|980 650| thumb=|images/thumbnail - agpico 250x140.jpg|}http://agpico.edu.pt{/rokbox}

Aqui pode navegar para a página do Agrupamento Monsenhor Elísio Araújo, antes da anexação com o Agrupamento de Vila Verde.

agvv

{rokbox title=|Sítio anterior? [agvv]| size=|980 650| thumb=|images/thumbnail - agvv 250x140.jpg|}http://www.agvv.edu.pt/{/rokbox}

Aqui pode navegar para a página do Agrupamento de Vila Verde, antes da anexação com o Agrupamento Monsenhor Elísio Araújo.